Lamartine de Azeredo Babo, compositor, cantor, revistógrafo, humorista e produtor. Nasceu no dia 10/1/1904, Rio de Janeiro, RJ e morreu na mesma cidade no dia 16/6/1963, vítima de enfarte.Filho de Leopoldo de Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves de Azeredo Babo. Os pais de Lamartine eram pessoas alegres, festeiras e amantes da música, promoviam saraus dos quais participavam Catulo da Paixão Cearense e Ernesto Nazareth. Lamartine começou a compor cedo, aos 13 anos de idade. Estudava no Colégio São Bento e lá venceu um concurso de poemas. Entusiasmado com o sucesso, compôs logo em seguida o foxtrote Pandoran e a valsa Torturas de amor.
Em 1929, Lamartine aproximou-se do Bando de Tangarás, conjunto musical composto por Noel, João de Barro, Almirante, Alvinho e Henrique Brito e tornou-se um dos adendos do grupo que, no total, gravou oito músicas de Lalá. Em um dos programas que fez, o Trem da alegria, ao lado do radialista Héber de Bôscoli, que era o maquinista e sua esposa, Yara Salles, a foguista. Lalá apresentava-se como guarda-freios do trem. Foi nesse programa que Héber, certa vez, desafiou Lalá a fazer um hino para cada clube de futebol do Rio de Janeiro. E acabou compondo vários.
Em fevereiro de 1963 Lalá teve um enfarte, mas conseguiu recuperar-se. Porém, estava por vir uma das maiores emoções de sua vida. Carlos Machado preparou um grande show baseado na vida e obra de Lamartine. Muito emocionado, poucos dias depois teve o segundo enfarte, que foi fatal.
Lamartine Babo se tornou o rei do carnaval. Suas marchinhas e sambas carnavalescos até hoje influenciam compositores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário