Um dos fatores principais da desigualdade entre grupos raciais no Brasil é a desigualdade de renda, conforme aponta levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira (13). Seriam necessários 32 anos até que brancos e negros tivessem, em média a mesma renda.Segundo o levantamento, nos últimos cinco anos houve, pela primeira vez, uma tendência de redução dos diferenciais raciais na renda. Desde 2001 até o momento atual, houve uma redução nas desigualdades.
Conforme aponta o Ipea, o motivo é a implantação de políticas públicas e sociais, que beneficiam imensamente a população negra, uma vez que 80% da população mais pobre é composta de negros e 80% da população mais rica é composta por brancos.
A menor renda dos negros brasileiros acarreta uma série de conseqüências, desde a dependência de serviços educacionais e de saúde fornecidos pelo estado até a moradia em áreas que não têm condições de saneamento e urbanização adequadas.
Um sistema de seguridade social universal, acesso à educação universal e instituições que garantam um bom desempenho do mercado de trabalho para todos são importantes para reduzir a desigualdade racial, mas não são suficientes para reduzir a desigualdade no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário